Este trabalho, realizado por mim e pela Mafalda Albano, consistiu, inicialmente, no decalque de uma planta Capela Ronchamp, a partir da qual desenhamos os diferentes alçados e cortes, que ajudam a entender e conhecer o projeto.
Para que pudéssemos realizar o
exercício com o maior rigor possível foi, naturalmente necessária, a pesquisa
de vários desenhos e informação complementar escrita e fotográfica sobre a obra.
Assim, situada na cidade na cidade
Ronchamp, A Capela Notre-Dame-du-Haut foi projetada em 1955 por Le Corbusier,
sendo a terceira e última arquitetura religiosa da sua carreira – integrando a
lista do Património Mundial da Unesco.
Mais conhecida por Capela de
Ronchamp, a igreja localiza-se no sopé das montanhas dos Vosges – as suas
formas, orgânicas e pouco convencionais, parecem curvar-se e abraçar a paisagem
envolvente. Em resposta ao programa – dois acessos, um altar e três capelas – o
edifício traduz-se, em planta, por quatro paredes que alternam entre o côncavo
e o convexo deixando assim, nas suas uniões, espaço para que surjam vãos de acesso
e iluminação.
Para unificar as paredes únicas que
delimitam os espaços de congregação, o arquiteto concebe uma sinuosa cobertura
de betão aparente, que parece flutuar sobre as paredes, já que esta assenta
sobre pequenos apoios estrategicamente colocados, dando lugar a uma fenda que
permite a entrada de luz zenital em torno de todo o interior da Capela. A
cobertura, de aspeto pesado e maciço, é na realidade oca, tratando-se assim de
uma armação de ferro pulverizada com microbetão, sustentada no seu interior por
vigas e asnas de betão. Por si só um projeto, a cobertura é também uma
estratégia de amplificação da acústica do interior e um sistema de recolha das
águas pluviais.
Nos alçados a Norte e a Sul, as
paredes são interrompidas por uma variedade de vãos de diferentes dimensões,
que orientam a luz em sentidos distintos, criando um ambiente inigualável no
interior da Capela. Por sua vez, no alçado a Nascente – onde o alargado beiral
dá cobertura ao altar exterior, com um púlpito e um pequeno santuário – a parede
é perfurada com pequenas aberturas que apenas deixam passar freixos de luz,
assemelhando-se, no interior, a um céu estrelado.
Assim, consideramos que este trabalho enriqueceu
a nossa autonomia no Autocad, bem como o conhecimento sobre estratégias,
métodos e conceitos utilizados por um dos maiores mestres da História da
Arquitetura.
LINKS:
Painel PDF https://drive.google.com/file/d/1T0EHMC574_rCPrWFBpAwxk3e_cGh7fzJ/view?usp=sharing
Ficheiro DWG https://drive.google.com/file/d/11uUMFxLaVEnAg_HdWJkO_L2-TE7eqguI/view?usp=sharing
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