sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Trabalho de Grupo - Capela Ronchamp, 1955, Le Corbusier

                         Este trabalho, realizado por mim e pela Mafalda Albano, consistiu, inicialmente, no decalque de uma planta Capela Ronchamp, a partir da qual desenhamos os diferentes alçados e cortes, que ajudam a entender e conhecer o projeto.

               Para que pudéssemos realizar o exercício com o maior rigor possível foi, naturalmente necessária, a pesquisa de vários desenhos e informação complementar escrita e fotográfica sobre a obra.

Assim, situada na cidade na cidade Ronchamp, A Capela Notre-Dame-du-Haut foi projetada em 1955 por Le Corbusier, sendo a terceira e última arquitetura religiosa da sua carreira – integrando a lista do Património Mundial da Unesco.

Mais conhecida por Capela de Ronchamp, a igreja localiza-se no sopé das montanhas dos Vosges – as suas formas, orgânicas e pouco convencionais, parecem curvar-se e abraçar a paisagem envolvente. Em resposta ao programa – dois acessos, um altar e três capelas – o edifício traduz-se, em planta, por quatro paredes que alternam entre o côncavo e o convexo deixando assim, nas suas uniões, espaço para que surjam vãos de acesso e iluminação.

Para unificar as paredes únicas que delimitam os espaços de congregação, o arquiteto concebe uma sinuosa cobertura de betão aparente, que parece flutuar sobre as paredes, já que esta assenta sobre pequenos apoios estrategicamente colocados, dando lugar a uma fenda que permite a entrada de luz zenital em torno de todo o interior da Capela. A cobertura, de aspeto pesado e maciço, é na realidade oca, tratando-se assim de uma armação de ferro pulverizada com microbetão, sustentada no seu interior por vigas e asnas de betão. Por si só um projeto, a cobertura é também uma estratégia de amplificação da acústica do interior e um sistema de recolha das águas pluviais.

Nos alçados a Norte e a Sul, as paredes são interrompidas por uma variedade de vãos de diferentes dimensões, que orientam a luz em sentidos distintos, criando um ambiente inigualável no interior da Capela. Por sua vez, no alçado a Nascente – onde o alargado beiral dá cobertura ao altar exterior, com um púlpito e um pequeno santuário – a parede é perfurada com pequenas aberturas que apenas deixam passar freixos de luz, assemelhando-se, no interior, a um céu estrelado. 

                Assim, consideramos que este trabalho enriqueceu a nossa autonomia no Autocad, bem como o conhecimento sobre estratégias, métodos e conceitos utilizados por um dos maiores mestres da História da Arquitetura.

LINKS:

Painel PDF https://drive.google.com/file/d/1T0EHMC574_rCPrWFBpAwxk3e_cGh7fzJ/view?usp=sharing

Ficheiro DWG https://drive.google.com/file/d/11uUMFxLaVEnAg_HdWJkO_L2-TE7eqguI/view?usp=sharing











 

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